Acompanhe Nossas Notícias
Fique por dentro das últimas novidades institucionais da E. Orlando Roos
e do mercado do agronegócio.
14mar
Soja 2014 – Tecnologia no Campo em Evidência

Nos dias 06 e 07 de março, mais de 1.000 pessoas prestigiaram o tradicional dia de campo soja da empresa E. Orlando Roos Comércio de Cereais Ltda, onde visualizaram no campo o que há de referência em materiais para cultura da soja.

O gestor de sementes da Empresa Roos, Arlei Krüger, avaliou como excelente as atividades dos dois dias, tanto com relação às informações, quanto pela oportunidade de contato com os clientes. – O dia de campo é uma oportunidade espetacular para o agricultor, pois oferece contato com os técnicos dos obtentores e do Roos. Também é importante para os pesquisadores, que recebem informações de quem conhece e vivencia as dificuldades em campo – avalia Arlei Krüger.

 

As empresas obtentoras de genética: Brasmax, Nidera, Don Mario, TMG e Monsoy demonstraram seus lançamentos no campo e evidenciaram as características e diferenciais dos seus materiais.

No evento também ocorreu o lançamento da variedade ROTA54 IPRO, variedade intacta da Roos, que veio para ampliar o portfólio de cultivares próprias da Sementes Roos. A ROTA54 IPRO tem por definição a precocidade com alta produtividade, que se mostrou excelente a campo.

O evento também acrescentou informação dos avanços futuros da genética da soja, com o Dr. Alexandre Garcia, Supervisor de Pesquisa na empresa TMG – Tropical Melhoramento e Genética Ltda, que tratou do tema Biotecnologia .

 

Biotecnologia no campo até 2020: O que esperar para a soja?

É inegável a contribuição da biotecnologia na agricultura. Os transgênicos se tornaram a tecnologia agrícola de maior e mais rápida adoção de todos os tempos e a soja é a cultura líder no segmento.  No entanto, um único evento – soja Roundup Ready (RR1), esteve por trás desse sucesso, e o seu amplo e contínuo uso já começa a apresentar problemas.

Felizmente, o avanço do conhecimento sempre nos proporciona novas ferramentas. Em 2013, os agricultores já utilizaram comercialmente a nova soja Intacta iPRO, mas novos eventos transgênicos com diferentes modos de ação devem chegar no mercado nos próximos 5 anos e oferecer alternativas para solucionar os problemas do dia a dia na lavoura. Entre as opções, podemos citar a soja Cultivance desenvolvida pela BASF em parceria com a EMBRAPA, a soja Libert Link da Bayer, a tecnologia Enlist E3 da Dow Agroscience, e a tecnologia HPPD da Syngenta e Bayer, além outras proteínas Bt com diferentes modos de ação.

Além dos transgênicos, a biotecnologia também oferece outras oportunidades para auxiliar os agricultores a atingir a máxima produtividade. Atualmente, programas de melhoramento genético já contam com a tecnologia de detecção de DNA, ou marcadores moleculares, para realizar a seleção das melhores cultivares de forma mais precisa e eficiente e combinar os melhores genes em uma mesma cultivar.

Fale Conosco
+55 (54) 3320.0000 ---- (54) 3191-0100