Acompanhe Nossas Notícias
Fique por dentro das últimas novidades institucionais da E. Orlando Roos
e do mercado do agronegócio.
29set
Sementes Roos traz o campeão do CESB na Tarde de Campo Trigo 2017

A Semente Roos sempre inovando em conhecimento e troca de informação traz em seu tradicional evento de Trigo deste ano que acontecerá na próxima terça feira (03)  à partir das 14 horas o case da Agropecuária Seitz o produtor rural Marcos Seitz, de Guarapuava – PR ele que foi o campeão da competição do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) de 2017 onde alcançou a marca de 149,08 sacas por hectare (SC/ha) no ciclo 2016/17.

A família de Marcos Seitz, 25 anos, atua na agricultura há 30 anos, em Guarapuava. Alexandre Seitz, 35 anos, irmão mais velho dele inclusive já venceu o Desafio de Máxima Produtividade em 2012/13. Marcos, que é engenheiro agrônomo e fez um intercâmbio na Alemanha, atua diretamente na lavoura há apenas dois anos. Mas já foram suficientes para ele ganhar esta competição e sonhar mais alto. “Acredito que temos como ajustar alguns procedimentos de adubação e aprender ainda mais para obter melhores resultados”, almeja.

Marcos conta que a propriedade total da família tem 1,1 mil hectares, mas a área dedicada ao concurso tem cinco hectares. “Nós praticamos agricultura de precisão, com mapa do solo, então sabemos que essa é a área mais produtiva da nossa propriedade”, compartilha. A média geral da propriedade toda foi de 79 sacas por hectare. Para se ter ideia, a média nacional nesse ano deve fechar em torno de 54 sc/ha.

Conheça o CESB: O Comitê Estratégico Soja Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como participantes membros de diversas áreas relacionadas à cadeia produtiva da soja. A entidade busca trabalhar em ações que se tornam referência ao agronegócio para promover o crescimento da produtividade da oleaginosa no Brasil.

Conheça um pouco mais da motivação de Marcos para atingir a máxima produtividade.

  1. Mesmo você já sendo um agricultor que utiliza tecnologias de ponta, o que  motivou a participar do concurso do CESB?

 Participar do CESB além de um desafio pessoal, foi também para tentar tirar o máximo do potencial genético da planta, ver até que produtividade a soja é capaz de chegar.

  1. O que o CESB agregou ao seu negócio?

O CESB é uma ótima ferramenta para os agricultores, todos os cases que são feitos nas áreas do concurso são disponibilizados para todos via internet. Assim você pode trocar ideias e conhecimentos que você talvez possa usar em sua área.

  1. Você considera a semente juntamente com o processo de semeadura, as principais etapas de uma lavoura de alta produtividade? Qual percentual do sucesso de uma lavoura você atribui a semente de qualidade?

Considero a semente e o processo de semeadura uma das mais importantes. Esses dois componentes precisam estar alinhados e serem de boa qualidade, como velocidade de plantio e distribuição de sementes. Na minha opinião isso já é 70% do sucesso.

  1. De modo geral os agricultores costumam ver a semente certificada como um alto custo. Qual relação custo benefício você faz em relação a semente com garantia de qualidade e procedência? Na sua opinião, semente sem origem legal pode ser o barato que sai caro?

Só a semente certificada consegue garantir a identidade da cultivar, ou seja, que aquela semente que o produtor está usando é realmente a da cultivar pretendida. Caso o produtor opte por uma semente não certificada poderá comprometer o resultado final do seu negócio. Certamente se você computar todos os custos referentes a semente caseira reservada para plantio com o preço da semente certificada, constará que a eventual economia, se houver, não compensa o risco assumido.

 

Fale Conosco
+55 (54) 3320.0000 ---- (54) 3191-0100