Acompanhe Nossas Notícias
Fique por dentro das últimas novidades institucionais da E. Orlando Roos
e do mercado do agronegócio.
09ago
II Encontro de Produtores de Sementes reúne mais de 350 pessoas em Santana do Livramento (RS)

Desde a última quarta-feira (07/08), representantes do setor sementeiro do Brasil e do Uruguai estão em Santana do Livramento (RS). O II Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos, que acontece de 7 a 9 de agosto, reúne mais de 350 participantes para discutir temas pertinentes ao setor.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da CSM/RS e diretor administrativo da APASSUL  (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), Antonio Eduardo Loureiro da Silva, destacou a evolução do programa de sementes e o objetivo de continuar aprimorando normas, padrões e procedimentos do setor.

O presidente da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), Narciso Barison Neto, disse que “a semente merece destaque especial por ser o único organismo vivo do sistema produtivo mundial”. De acordo com ele, “através da semente, da genética e da biotecnologia, estamos preservando o meio ambiente e produzindo cada vez mais alimentos e de melhor qualidade”.

Francisco Signor, superintendente federal da agricultura do RS, ressaltou a aproximação do Ministério da Agricultura com o setor produtivo. Ele também criticou os altos valores das multas aplicadas aos produtores de sementes e afirmou que está se empenhando para a mudança da legislação.

Na ocasião, foi entregue o troféu Mérito Empreendedorismo em Sementes para Erni Orlando Roos. O homenageado é fundador da E. Orlando Roos e Cia Ltda., e também participou da criação de importantes entidades ligadas ao setor, tais como APASSUL, Fundação Pró-Sementes e ABRASEM.

Os patrocinadores também foram homenageados. Loureiro da Silva destacou que o encontro foi financiado exclusivamente pela iniciativa privada.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do II Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos, o vice-presidente da Seed American Association (SAA), José Américo Rodrigues, o presidente da APASSUL, Efraim Fishmann, o presidente da Fundação Pró-Sementes, Hugo Boff, o coordenador do Lanagro/RS, Agnaldo Parosollo, o representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Paulo Mota, o representante do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Felipe Ferreira, o gerente do Instituto Nacional de Semillas de Uruguay (INASE), Nicolás Abreu), e o representante da Farsul, Francisco Shardong.

 

Fale Conosco
+55 (54) 3320.0000 ---- (54) 3191-0100