Acompanhe Nossas Notícias
Fique por dentro das últimas novidades institucionais da E. Orlando Roos
e do mercado do agronegócio.
21out
Dia de Campo Trigo 2014

As condições climáticas desfavoráveis para uma boa safra atingem o ânimo do produtor. Mesmo assim ele busca informações que ajudem na tomada das decisões para que a lavoura implantada tenha o melhor rendimento possível e para definir estratégias para a próxima safra.

Esta foi a base do dia de campo trigo realizado pela empresa E. Orlando Roos no dia 16 de outubro, na área experimental em Não-Me-Toque.  Os 300 produtores que participaram tiveram acesso a informações sobre manejo de pragas e doenças, escolha de cultivares, tratamento de sementes industrial, além de palestra sobre sistemas de manejo para controle de plantas resistentes,

Os produtores conheceram as novas tecnologias na área de produção de trigo relativas a 19 cultivares, entre elas os lançamentos que trazem agregado biotecnologia para resistência a doenças e potencial de produtividade.

São lançamentos a cultivar própria Roos Celebra, que já está em campo, com qualidade industrial, apresentando boa resistência à germinação na espiga e acamamento, variedade precoce com bom teto de produtos. Os outros dois lançamento: cultivar TBIO Sintonia, da Biotrigo, e a Jadeíte 11, da OR Sementes e Fundação Pró-Sementes.

O primeiro contato dos produtores no campo experimental foi com a palestra da engenheira agrônoma doutora em Fitopatologia, Caroline Deuner, da Universidade de Passo Fundo, que falou sobre a incidência das principais doenças nesta safra, entre elas giberela, brusone, bacteriose e o mal do pé. Como parte da estratégia de plantio para combate às doenças defendeu a rotação dos campos e a atenção constante no desempenho das plantas.

O gestor de Sementes da E. Orlando Roos, Arlei Kruguer observou que neste ano vieram menos produtores, mas o grau de interesse pelas informações foi notável, demonstrando que as dificuldades podem desestimular uma grande parte, mas a maioria está cada vez mais profissionalizada e busca informações para tomar decisões.

– A cultura do trigo é importante no contexto do planejamento da propriedade rural e o agricultor sabe que precisa fazer o melhor para alcançar rentabilidade – observou Arlei Krüger.

Cultura de Verão

Desde o ano passado o Dia de Campo Trigo agrega uma palestra sobre culturas de verão, visando os preparativos para a próxima safra. O tema deste ano foi sistemas de manejo contra a resistência de plantas invasoras, abordado pelo professor doutor Robinson Osipe, da Universidade Estadual Norte do Paraná.

A maneira simples da abordagem deixou os produtores à vontade para fazer diversas intervenções, tirando dúvidas e trocando experiência nesta área que tem trazido grande preocupação, especialmente pelos gastos na aplicação de agroquímicos e nas perdas com a concorrência das invasoras. Atualmente, a buva e o azevém são as principais invasoras de difícil controle no campo. Mistura de produtos, dosagem, época de aplicação e rotação de cultura foram as principais abordagens.

A empresa Roos também apresentou a cultivar própria de soja Rota 54 IPRO já disponível para produtores se apresenta como excelente opção para abertura de plantio, como alto potencial produtivo, precocidade e boa tolerância ao acamamento.

Fale Conosco
+55 (54) 3320.0000 ---- (54) 3191-0100